A duplicação da via, realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER), envolveu serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, ciclovia e paisagismo.
Durante o evento, o governador Ibaneis Rocha destacou os esforços do governo para solucionar os problemas de infraestrutura em várias regiões do DF, incluindo a região do Jardim Botânico. Ele ressaltou a importância dessa obra, para garantir a segurança dos motoristas e melhorar o fluxo de trânsito.
A duplicação da DF-001 no trecho que atravessa o Jardim Botânico pelo Altiplano Leste e Setor Habitacional São Bartolomeu, irá beneficiar milhares de pessoas que vivem nos condomínios e quadras da região. Com um investimento de R$ 16 milhões e a criação de 80 empregos diretos, a obra proporcionará maior fluidez e segurança no trânsito, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores.
Para o síndico do Condomínio Privê Morada Sul Etapa C, Alexandre Barbosa, que mora na região há 18 anos, a obra impacta diretamente no dia a dia dos moradores de várias regiões próximas. “É uma obra muito importante pela facilidade que teremos para nos deslocar. No Altiplano, por exemplo, temos cerca de 20 mil pessoas que saem todos os dias para trabalhar e utilizam as saídas pelo Lago Sul ou Jardim Botânico, e a duplicação irá ajudar muito a desafogar, dando mais fluidez ao trânsito tanto nos horários de pico pela manhã e à tarde. É uma obra que também está ligando o Paranoá ao Jardim Botânico, São Sebastião e todos aqueles que utilizam as saídas da DF-001”, destacou.
Além disso, a duplicação reduzirá o risco de acidentes, que antes eram frequentes nessa rodovia. A ciclovia proporcionará mais segurança aos ciclistas e pedestres que transitam pela região.
O administrador do Jardim Botânico, Aderivaldo Cardoso, destacou em seu discurso que essa inauguração representa mais um avanço nas obras de infraestrutura realizadas pelo GDF no Jardim Botânico. Lembrou que o governo também está trabalhando na duplicação da DF-140, na construção do viaduto da ESAF e que recentemente recuperou a pavimentação da DF-463, já entregou uma unidade básica de saúde, iniciou obras de escolas e uma creche, demonstrando o compromisso em atender às necessidades da comunidade local e melhorar a qualidade de vida dos moradores.
fonte: MCJB